Notícia

SENTINELA DIGITAL - Programa monitora crimes em Fernandópolis

03/12/2018

O projeto “Sentinela Digital”, inaugurado na manhã desta segunda-feira, 1°, é um novo marco na história da segurança pública de Fernandópolis e da região. Com oito câmeras de monitoramento instaladas pelo município, o objetivo é garantir às forças policiais uma nova e importante ferramenta de trabalho para evitar e desvendar crimes.

Cabe à Prefeitura de Fernandópolis realizar a manutenção e o funcionamento das câmeras instaladas na cidade. “ Assim que assumimos a Prefeitura, praticamente dobramos o número de policiais na Atividade Delegada e hoje temos, inclusive, patrulhamento nas escolas; agora temos uma parceria fantástica também com a Atividade Delegada do Corpo de Bombeiros”, disse o prefeito André Pessuto.

 Foram arrecadados mais de R$116 mil, verba utilizada para a compra de oito câmeras, que hoje são monitoradas pelo COPOM (Central de Operações Policias Militares), no 16º Batalhão de Polícia Militar, em Fernandópolis.

O delegado seccional, Dr. Oreste Carósio Neto, disse que para que seja mantido o baixo índice de ocorrências policiais em Fernandópolis, a participação da sociedade é muito importante. “Logo no início do funcionamento do projeto já conseguimos identificar um casal de estelionatários e estamos investigamos outros dois crimes com ajuda do sistema. Temos que pensar no futuro, quanto mais segurança oferecermos hoje, mais pessoas serão beneficiadas”.

O SISTEMA

São 06 câmeras – OCR - Optical Character Recognition – Reconhecimento Ótico de Caracteres, ou seja, aparelhos inteligentes que fazem a leitura e interpretação das placas dos veículos que estão passando pelo local e que conseguem identificar se existe alguma ocorrência criminal envolvendo aquele veículo e 02 câmeras – Speed Dome – que permitem giros em 360º e aproximação perfeita da imagem.

O Instituto Sou da Paz divulgou nesta quinta-feira, 26, um ranking com os municípios mais violentos do Estado de São Paulo. Os números apontaram Fernandópolis como a 12ª segunda cidade mais tranquila no estado. O ranking foi baseado no Índice de Exposição a Crimes Violento (IECV).

 

O IECV é formado pela média ponderada de registros de homicídios e latrocínios, estupros e roubos em municípios com mais de 50 mil habitantes. Os menores índices indicam mais segurança. Além de Fernandópolis, Votuporanga em 18º, Catanduva 53º, Mirassol 63º e São José do Rio Preto 88º, são outros municípios da região presentes no estudo.

SEGURANÇA

Além de estar em uma boa posição no ranking, Fernandópolis também mostrou melhora na pontuação, saindo de uma nota de 19,4 em 2016 para 11,7 em 2017. Para 2018 os números até o mês de março são melhores que os do mesmo período do ano passado. Enquanto em 2017 foram registrados dois estupros, um latrocínio e 16 roubos, neste ano houveram cinco estupros, oito roubos e nenhuma latrocínio.

Ainda que em 2017 os casos de estupro tenham disparado no segundo semestre, chegando aos 32, a tendência é que Fernandópolis alcance um resultado ainda melhor em 2018.