Na última quarta-feira (8/02), representantes do Polo Turístico Noroeste Paulista, constituído pelas regiões turísticas “Maravilhas do Rio Grande”, “Entre Rios”, “Pantanal Paulista” e “Tietê Vivo”, foram recebidos na Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) pelo atual mandatário da pasta, o ex-deputado federal Roberto de Lucena.
O encontro foi agendado pelo Presidente da ALESP, Deputado Carlão Pignatari, que também participou da reunião.
Na ocasião, os interlocutores do Polo Turístico Noroeste Paulista entregaram ofício ao Secretário Roberto de Lucena, desejando-lhe sucesso frente à Setur-SP e fazendo reinvindicações.
Lucena convidou sua Secretária Executiva, Luciane Leite, e outros técnicos da Setur-SP para participarem da reunião e se mostrou bastante receptivo aos pleitos dos interlocutores regionais de turismo.
O Presidente da ALESP, Deputado Carlão Pignatari, disse que os municípios menores necessitam ainda mais de apoio da Setur-SP para se desenvolverem e fomentarem o turismo nas regiões representadas pelo Polo Turístico Noroeste Paulista, que segundo Pignatari, é muito rico em diversidades, destacando o grande potencial para o turismo rural, náutico e gastronômico, dentre outras modalidades.
O Presidente do Fórum Permanente de Turismo da Região Turística “Maravilhas do Rio Grande”, Edson Genari, também participou da reunião e solicitou ao Secretário Roberto de Lucena que considere os resultados consolidados do PROGRAMA TURISMO SP EM AÇÃO, desenvolvido no ano passado pela Setur-SP. Edson explicou que o programa contou com a participação direta de centenas de atores do trade turístico, tratando-se de um rico material que poderá ser utilizado nas políticas governamentais voltadas ao turismo, inclusive para nortear a destinação de recursos aos municípios que integram o Polo Turístico Noroeste Paulista. Edson solicitou ainda ao Secretário, que a exemplo do Estado de Minas Gerais, seja implantado uma política pública de turismo no Estado de São Paulo, buscando dar uma direção comum aos interessados do setor, conforme as especificidades de cada região.
Aproveitando a oportunidade, os interlocutores também falaram com o Secretário sobre a importância da Setur-SP implantar um gabinete itinerante afim de que sua equipe técnica e o próprio Secretário estejam mais próximos dos prefeitos e gestores municipais de turismo.
Foi discutido ainda sobre ações de melhoria e estruturação náutica dos municípios banhados por rios, principalmente pelo rio Grande, rio Tietê, rio Paraná e rio Marinheiro; sobre a participação e apoio da Setur-SP na identificação e criação de roteiros turísticos; sobre a implantação de emplacamento turístico nas quatro regiões turísticas; sobre a revisão dos critérios adotados para certificação e ranqueamento dos municípios em instâncias turísticas ou municípios de interesse turístico e também sobre a criação de um parque estadual no rio São José dos Dourados.
Os representantes do Polo Turístico Noroeste Paulista também disseram ao Secretário Roberto de Lucena que a Setur-SP conta com uma equipe técnica altamente capacitada, que tem contribuído relevantemente para o desenvolvimento do turismo no Estado, fazendo questão de enaltecerem o trabalho realizado pelos profissionais Albert Simoncini, Ana Cristina Fernandes Clemente, Antonio Vaz Serralha, Daniela Toyoshima, Elaine Cristina Dos Anjos Papoy, Fabio Montanheiro Nascimento, Fabio Torquato, Luis Antonio Sobrinho, Luciana Nassif Derze, Rodrigo Ramos , Shirley Caroline Duarte e Vanilson Fickert Graciose.
O Polo Turístico Noroeste Paulista totaliza 65 municípios e seus atuais interlocutores junto à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo são: Alexandre Miotto da Costa e Edson Genari, da Região Turística Maravilhas do Rio Grande, Evandro Marim e Ana Paula Enside, da Região Turística Entre Rios, Luanda Arakaki e Renato Pereira, da Região Turística Pantanal e Nelson da Costa e Elio Siqueira Rocha, da Região Turística Tiete Vivo.