Neste domingo, 16, quase duas toneladas de lixo foram retiradas do Rio Grande, na região da Praia do Município de Interesse Turístico de Mira Estrela, interior de São Paulo. A ação foi realizada por um por grupo de cerca 100 voluntários e mergulhadores.
Todo material tirado do fundo do rio foi levado para margens da praia, onde funcionários da Prefeitura do município recolheram e ficaram responsáveis pela destinação correta do material.
Foi a primeira vez do projeto pelo Rio Grande entre os objetos encontrados estavam pneus, garrafas pet, latinhas, latões, cadeiras e uma embarcação.
Um dos idealizadores do projeto Rio Limpo, Flávio Garcia, ressaltou o sucesso da iniciativa.
“É um sentimento e sensação de dever cumprido. Mais uma etapa do nosso projeto foi realizada com sucesso. A população de Mira Estrela e região estão de parabéns, pois foi a ação em que menos retiramos lixo dos rios. E justamente, a ideia do projeto é de fato retirar cada vez menos poluição. A prefeitura do município também está de parabéns pela parceria e vontade de trazer e fazer o melhor para o meio ambiente da cidade”, finalizou.
Paralelo com a ação, o município realizou na Praia a 1º Gincana Ambiental do Programa Município VerdeAzul. O projeto foi coordenado com o setor de esporte e contou o apoio dos setores da saúde, educação, turismo, social e meio ambiente.
O prefeito Marcio falou sobre a importância da ação deste domingo
“Hoje o nosso município deu exemplo com a ação em parceria com o projeto “Rio Limpo”. Iremos apoiar toda iniciativa de cunho ambiental. Fizemos questão de trazer as crianças da rede municipal de ensino e trabalhar de forma lúdica com elas, a fim de plantar a semente de um mundo melhor”, frisou márcio.
O projeto ainda contou com os representantes da 2ª Companhia de Polícia Ambiental de Fernandópolis, sargento PM Fernando, soldado PM Fagner e também dos Policiais Militares do 5º Grupamento de Mira Estrela, Sargento Ferreira, Cabo Colecta e do Soldado Rodrigues. Também presente estava o assessor do Deputado Estadual Itamar Borges, Vagner Hernandes.