O Fórum Permanente de Turismo da Região Turística “Maravilhas do Rio Grande” realizou na última quinta-feira (29/09) na cidade de Riolândia/SP sua 51ª Reunião Ordinária.
A reunião contou com a presença do prefeito do município anfitrião, Antônio Carlos Santana da Silva (Toninho), dos vereadores Antônio João de Oliveira, Jocileia de Souza Barboza e Osmar Franco Neto, do presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Juvenal Borges da Silveira, da Coordenadora da Educação, Cláudia Lucia de Carvalho, do Diretor da E.M.E.B. Prof.ª Maria Aparecida dos Santos Franco, João Paulo Pereira Costa, do professor Alexandre Andrade da Costa e da Coordenadora do Departamento Municipal de Turismo, Cultura e Lazer de Riolândia, Dayse Pereira.
O prefeito Toninho abriu a reunião e falou sobre a importância do turismo para os municípios que compõem a Região Turística Maravilhas do Rio Grande, especialmente para os banhados pelo Rio Grande.
A Coordenadora do Departamento Municipal de Turismo, Cultura e Lazer de Riolândia, Dayse Pereira, apresentou os alunos que fazem parte do projeto “Guia de Turismo Mirim Municipal”, projeto pioneiro implantado em Riolândia que busca fazer com que os mais jovens conheçam a história de seu município e aprendam sobre a importância do turismo para o desenvolvimento local e regional.
A reunião foi conduzida pelo presidente do Fórum Permanente de Turismo Edson Genari e dentre outros assuntos, foi discutido a influência da segurança pública na motivação do deslocamento turístico. O presidente da associação Cinturão Inteligente Associação (CIA), Anderson Willian de Azevedo Rosa da Silva, fez uma apresentação sobre o tema focando na importância da utilização da tecnologia para melhoria da segurança pública.
Na reunião também foi discutido através de atividade aplicada pelo coordenador da Câmara Temática Permanente de Roteiros e Atrativos Turísticos, Evandro Junior Ferreira da Silva, a hierarquização dos atrativos turísticos dos municípios que compõem a Região Turística Maravilhas do Rio Grande, onde cada município deu notas numéricas a seus atrativos, identificando assim os que já estão consolidados e os que possuem potencial turístico, mas que ainda necessitam de investimentos para se consolidarem.
Outros assuntos foram tratados pelo gerente administrativo do Consórcio de Turismo Intermunicipal da Região Turística “Maravilhas do Rio Grande” (Cotimarg), Alexandre Miotto da Costa, como a necessidade de registro em cartório do regimento interno do Fórum Permanente de Turismo da Região Turística “Maravilhas do Rio Grande”, sobre a 4ª Reunião Ordinária do Cotimarg, realizada no dia 30 de agosto de 2022 na cidade de Votuporanga, sobre o manual de instrução para elaboração de plano de trabalho regional de turismo, conforme previsto pelo Programa de Regionalização do Turismo do Ministério de Turismo, sobre o livro de autoria da escritora Bianca Colepicolo, “Turismo para quê?”, sobre o concurso artístico “Dê um Clique em Nossas Maravilhas” e sobre o treinamento para implementação de observatório regional de turismo que acontecerá no dia 7 de outubro na cidade de Votuporanga e será ministrado por Fabio Montanheiro, Consultor da Invest-SP e responsável pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET).
Finalizando a reunião, o vice-presidente do Fórum Permanente de Turismo da Região Turística “Maravilhas do Rio Grande”, Joaquim Luiz do Amorim Neto, falou obre a primeira participação da Região Turística Maravilhas do Rio Grande” na 25ª edição do São Paulo Boat Show, que aconteceu de 23 a 28 de setembro de 2022 na cidade de São Paulo. Segundo o vice-presidente o evento possui um público muito específico e de alto poder aquisitivo. A intenção nossa foi fazer contados que permita atrair investidores dispostos a explorar o potencial náutico da nossa Região e contribuir com o desenvolvimento turístico desse seguimento.
A próxima reunião do Fórum Permanente de Turismo da Região Turística “Maravilhas do Rio Grande” está prevista para acontecer na cidade de Pedranópolis.