O Fórum Permanente de Turismo da Região Turística “Maravilhas do Rio Grande” realizou na última terça-feira (25/10) na cidade de Pedranópolis/SP sua 52ª Reunião Ordinária.
A reunião contou com a presença do prefeito do município anfitrião, Marcos Adriano da Silva, o Marquinho e do Chefe do Setor de Esportes, Cultura e Turismo, Adilson Luiz Piacente.
O prefeito Marquinho abriu a reunião e falou sobre a importância do turismo para os municípios menores que compõem a Região Turística Maravilhas do Rio Grande e que trabalha para que Pedranópolis também seja classificado como um Município de Interesse Turístico (MIT).
A reunião foi conduzida pelo presidente do Fórum Permanente de Turismo, Edson Genari, que solicitou um minuto de silêncio em razão do falecimento do vice-prefeito de Pedranópolis, Aparecido Donizete Taganelli, o Cidinho, ocorrido no último dia 16/10.
Dentre outros assuntos, foi discutido sobre a realização do Concurso Artístico “Dê Um Clique em Nossas Maravilhas”, cujo prazo de inscrições foi prorrogado até o dia 30/11/2022. Edson reforçou a importância da participação de todos os municípios que compõem a Região Turística Maravilhas do Rio Grande para que nenhum deles fiquem sem uma fotografia representativa no concurso. Também foi discutido a realização do 2º Congresso de Turismo da Região Turística Maravilhas do Rio Grande, que será realizado em março de 2023 na cidade de Fernandópolis. A Câmara Permanente de Eventos do Fórum Permanente de Turismo deverá fazer reuniões para discutir os detalhes do congresso.
Também foi discutida a necessidade de contratação urgente de assessoria em comunicação e marketing para o Consórcio de Turismo Intermunicipal da Região Turística “Maravilhas do Rio Grande” (Cotimarg).
Outros assuntos abordados foram a palestra “Caminhos para o MIT”, com o Assessor Técnico da SETUR SP, Vanilson Fickert, realizada em 06/10/202 na cidade de Luiziânia/SP” e o treinamento para implantação de Observatório Regional de Turismo, com técnico Fabio Montanheiro Nascimento, realizada em 07/10/2022 na cidade de Votuporanga. Fabio Montanheiro é especialista em estudos e pesquisas em turismo do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), órgão vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR SP). O Estado de São Paulo é o único estado da Federação a destinar uma verba constitucional para as Estâncias e Municípios de Interesse Turístico e o CIET é o único observatório de turismo estadual do Brasil a ser aceito na Rede Internacional de Observatórios da Organização Mundial de Turismo (OMT).
Os participantes da reunião também decidiram em fazer no mês de dezembro uma confraternização com todos os membros do Fórum Permanente de Turismo da Região Turística “Maravilhas do Rio Grande”. Nos últimos dois anos a confraternização, que já se tornou um evento aguardado, não foi realizada devido a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).
A próxima e última reunião ordinária do Fórum Permanente de Turismo da Região Turística “Maravilhas do Rio Grande” no ano de 2022 está prevista para acontecer na cidade de Fernandópolis.