Notícia

Conselho de Turismo: Votuporanga garante vaga na Mesa Diretora da região

24/07/2017

Na última segunda-feira (24/7), membros da equipe da Secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniram com prefeitos e representantes dos municípios alocados na região turística “Maravilhas do Rio Grande”, em um encontro realizado na cidade de Riolândia (SP). A união de forças da Prefeitura e do Conselho permitiu uma grande conquista.

A reunião teve como pauta a definição do regimento interno do Fórum Permanente de Turismo da região, bem como a escolha de sua diretoria e a definição de uma logomarca representativa.

Votuporanga garantiu representação na Mesa Diretora, com a eleição do presidente do Conselho Municipal de Turismo, Edson Genari, ao cargo de vice-presidente do Fórum.

Além de Genari, outros cinco membros da Mesa foram nomeados durante a votação: a presidente, Maria Aureliana, de Mira Estrela; a primeira secretária, Dayse Pereira, de Riolândia; a segunda secretária, Rosana Scapin, de Indiaporã; o diretor de comunicação, Jean Lipter, de Mira Estrela; e o diretor adjunto de comunicação, Cezar Felisbino, de Ouroeste.

A meta do Fórum é desenvolver projetos específicos por meio de uma nova concepção de desenvolvimento da atividade turística, buscando parcerias e estimulando investimentos, a fim de incentivar e integrar os diversos setores envolvidos, utilizando-se de estratégias ambientais, econômicas, culturais e sociais que assegurem o crescimento socioeconômico da região.

De acordo com Edson Genari, a participação de Votuporanga, tanto no Fórum quanto na região “Maravilhas do Rio Grande”, é de grande importância “por potencializar as características e especificidades do turismo no município”.

“Embora cada município tenha seu foco específico, a regionalização dos pontos turísticos fortalece as cidades coletivamente e os conselhos municipais desempenham um importante papel na construção desse fortalecimento”, completou o presidente do Comtur de Votuporanga.

 

Sobre a região turística “Maravilhas do Rio Grande”

As regiões turísticas são territórios cadastrados no Programa de Regionalização do Ministério do Turismo (MTur), que possuem características semelhantes ou complementares e aspectos em comum, como identidade histórica, cultural, econômica e geográfica. Geralmente, esses territórios são compostos por vários municípios que se articulam para desenvolver o turismo de forma conjunta e, portanto, regionalizada.

As regiões turísticas formam o “Mapa do Turismo Brasileiro”, uma ferramenta instituída no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, que orienta o MTur no desenvolvimento de políticas públicas.

A região turística “Maravilhas do Rio Grande” foi recém-cadastrada no Ministério e reúne 11 municípios do noroeste paulista.

Até o ano de 2016, a cidade de Votuporanga constava no “Mapa do Turismo Brasileiro” como integrante da região dos “Grandes Lagos”. Já em 2017, município foi oficializado como parte do território das “Maravilhas do Rio Grande”, ao lado de Meridiano, Fernandópolis, Pedranópolis, Mira Estrela, Indiaporã, Ouroeste, Cardoso, Riolândia, Guarani D´Oeste e Populina.