Os alunos que participam do projeto Guia de Turismo Mirim Municipal de Riolândia realizaram uma pesquisa e visita técnica neste dia 03 de outubro. Dentre as atividades programadas o objetivo principal foi conhecer a estrutura balsaria que realiza a travessia interestadual e o público que a utiliza. De acordo com o senhor João Paulo que é proprietário da embarcação e vereador do município de São Francisco de Sales todos os dias são transportados suplementos agrícolas, pecuária e derivados agrícolas. O mesmo relata que só em sua família a empresa está há 30 anos e que a travessia é realizada há mais de 40 anos. Sobre os horários: De MG para SP: 6h30, 12h00 e 18h00. De SP para MG: 7h00, 13h00 e 19h00. O fluxo de automóveis diário em média chega a 18 veículos. Já o de pedestres diário em média 25. A capacidade da balsa atinge 137,4 toneladas. Os destinos mais procurados são Votuporanga, Rio Preto, Riolândia e cidades da região.
O transporte também é usado por pessoas que fazem plantações em fazendas mineiras, compra e venda de gado, comércio em geral.
Segundo o proprietário a balsa facilita e encurta o trajeto de centenas de pessoas, facilitando assim o fluxo e escoamento da produção.
De acordo com Dayse Pereira (Coord. de Turismo) a visita técnica permitiu que os alunos conhecessem o Porto Brasil e sua história e ainda entenderam a importância deste meio de transporte para a economia e para o turismo. Outros lugares foram visitados como a praça central, o cruzeiro de fundação e a Praia Municipal, local de onde parte a balsa.
O senhor Juvenal presidente do COMTUR, relatou a importância da atividade e enfatizou a importância do planejamento para melhorar a parceria entre os dois municípios vizinhos.
Para o prefeito Toninho Santana este projeto de Guia de Turismo realizado entre o Departamento de Turismo e Secretaria da Educação é uma iniciativa inédita que busca a capacitação de jovens que no futuro serão os responsáveis pelo bem receber dos turistas em nossa cidade, que hoje é um dos 140 Municípios de Interesse Turísticos (MIT) do Estado de São Paulo.